domingo, 31 de agosto de 2014

Grupo Mata! e o Cordão da mentira.

Em abril de 2014 participamos do Cordão da Mentira. Composto por coletivos políticos, grupos de teatro e sambistas de diversos grupos e escolas de São Paulo, o Cordão da Mentira discutiu de modo bem humorado e radical, de quem são os interesses que bloqueiam uma real transformação da sociedade brasileira.

 O cordão completou seu terceiro ano e teve como tema "64 + 50: Quando vai acabar a ditadura-militar?". O ato aconteceu no dia primeiro de abril e teve como ponto de concentração o largo General Osório, localizado ao lado do antigo DOPS ( Departamento de Ordem Política e social) órgão simbolo de repressão do regime militar.




A intervenção Urbana.



Usando da pesquisa de imagens e texturas relacionadas a Guerrilha do Araguaia, fizemos a composição de figurinos para serem utilizados durante  o trajeto do Cordão,  no qual também  realizamos    uma ação itinerante de  intervenção no espaço urbano.  Fixamos os chamados "lambe-lambes", por alguns (paredões, postes, orelhões e etc). Estes materiais gráficos  continham versos  da música "Pesadelo" de Maúrico Tapajós e Paulo César Pinheiro.  Tivemos nessa intervenção a importante parceria com Grupo de estudo  "Bico de papagaio",  Núcleo de pesquisa  da Companhia do Feijão, coordenado por Fernanda Haucke,   que investiga a Guerrilha do Araguaia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Perfil

Minha foto
O Grupo Teatral MATA! surgiu no final de 2012 como um grupo de estudos sobre teatro e assuntos relacionados à formação histórica e cultural do Brasil contemporâneo. A pesquisa estética do MATA! situa-se nos campos conceituais de processo colaborativo e processo coletivo de criação cujo trabalho de ator, a produção sonora e a cenográfica são voltadas para uma encenação de horizonte épico dialético.