terça-feira, 20 de março de 2018

Casa Eliane de Grammont

Hoje conhecemos o Centro de Referência à Mulher Casa Eliane de Grammont, local inaugurado na década de 1990 que presta serviço multidisciplinar, tendo em vista a administração do cotidiano e superação da situação de violência, como atendimento jurídico e psicológico. Também é oferecido formação e conscientização sobre desigualdade de gênero através de palestras. 
Atualmente, cerca de 80 mulheres são atendidas na Casa, e para os casos mais graves, há um abrigo provisório (e anônimo) disponibilizado para elas e seus filhos. 

Endereço: R. Dr. Bacelar, 20 - Vila Clementino, São Paulo - SP, 04026-001


Na pesquisa sobre as músicas "cafonas", nos deparamos com a história de ELIANE DE GRAMMONT, cantora romântica da década de 1970-80, que foi assassinada por seu ex-marido, Lindomar Castilho. "Após a sua separação, em 30 de março de 1981, que não era aceita pelo ex-marido, Eliane foi baleada por Lindomar enquanto fazia uma apresentação no Café Belle Époque, no bairro da Bela Vista em São Paulo. A cantora, tinha 26 anos. Após a missa de sétimo dia mais de mil mulheres percorreram o centro de São Paulo, uma marcha expressiva em meio a ditadura militar para reivindicar o fim da violência contra a mulher." 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Perfil

Minha foto
O Grupo Teatral MATA! surgiu no final de 2012 como um grupo de estudos sobre teatro e assuntos relacionados à formação histórica e cultural do Brasil contemporâneo. A pesquisa estética do MATA! situa-se nos campos conceituais de processo colaborativo e processo coletivo de criação cujo trabalho de ator, a produção sonora e a cenográfica são voltadas para uma encenação de horizonte épico dialético.